JAVA SCRIPT

sexta-feira, 24 de agosto de 2012

Incêndio, ato de vandalismo.

A prática das queimadas é muito utilizada até os dias de hoje, acarretando aos sistemas ecológicos e diversos tipos de agricultura resultados negativos.

É importante ressaltar que existe diferença entre queimada e incêndio. Incêndio é uma queimada sem controle. Na Amazônia, por exemplo, em sua produção agrícola necessita desatar e queimar a floresta para que seja gerado uma nova área de plantio, porém se esta queimada não for controlada poderá ocasionar um incêndio de grandes proporções.

As queimadas promove grandes problemas ambientais e para a saúde humana, assim deriva-se o aquecimento global isso ocorre com a emissão de dióxido de carbono e monóxido de carbono na atmosfera agravando o efeito estufa e conseqüentemente o aquecimento do planeta.

Nas cidades normalmente é utilizada a prática do fogo em fundos de quintais, terrenos baldios que servem de depósito de lixo, e até mesmo em parques e áreas protegidas da cidade. Um dos agravantes do estado do Piauí em relação às queimadas são o bioma cerrado e o clima seco, acarretando na facilidade de incêndios.

Com a chegada da estação seca é notório o crescimento de queimadas nas regiões brasileiras e principalmente em localidades onde a vegetação é mais seca. A explicação está no tipo de vegetação, a baixa umidade e ventos fortes típicos dessa época do ano que é o caso da cidade de Teresina Contudo, um dos fatores mais relevantes nas queimadas urbanas são os prejuízos à saúde humana, doenças respiratórias, conjuntivites ou irritação nos olhos e as intoxicações decorrentes dos seus impactos na atmosfera.

Hoje as 00:00h pontualmente presenciei um ato de covardia e vandalismo. Um incêndio num quarteirão no bairro Cidade Nova entre o condomínio onde eu moro e uma empresa de aramados para concreto na Av. Odilon Araújo chamas de mais de 7 metros nos assustaram, não se sabe como começou, sabe-se que foi provocado por algum vândalo, uma família que mora ao lado do terreno incendiado tentava em vão apagar o fogo com uma pequena mangueira, as chamas estavam a menos de dois metros da sua residencia, algumas pessoas jogavam água nas paredes e teto da casa para evitar que as chamas tomasse conta da mesma, e um desastre maior foi evitado alguns minutos depois com a chegada do corpo de bombeiros.

Veja o vídeo.

Uma pessoa que faz uma coisa dessa não tem noção do mal que causou não só a natureza mas para a sociedade, eu e meu filho estamos com problemas respiratórios, meu filho ainda mais grave que eu, e a médica falou para evitar um monte de coisas entre elas a fumaça, aí eu pergunto; Uma hora dessa da madrugada para onde correr? Sim, porque a fumaça foi horrível, impossível respirar, moral da história, hospital logo cedo para inalação, fazer o que com tamanha ignorância de pessoas que só sabem fazer o mal para os outros. E a vida continua conforme a vontade dos ignorantes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe um comentário. Participe!